Neste conteúdo você vai descobrir tudo sobre uma cirurgia plástica muito difundida entre as mulheres e também entre o público masculino. Estamos falando da blefaroplastia, procedimento cirúrgico responsável por trazer de volta ao olhar jovialidade e firmeza. Mas antes, uma breve introdução sobre o porquê essa cirurgia é tão procurada nas clínicas de estética.
Só para se ter ideia, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), no ano de 2018 foram registradas mais de 1 milhão e 498 mil cirurgias plásticas estéticas no Brasil, além de mais de 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos. Isso evidencia o crescimento das cirurgias plásticas no país. E isso inclui a blefaroplastia.
Mas agora vamos para além dos dados. Veja, com o passar dos anos, nossa pele passa por um processo natural de envelhecimento. Esse processo leva à perda de elastina e colágeno, duas proteínas responsáveis por formar músculos e até mesmo criar a membrana que reveste nossos vasos sanguíneos. Ambas também têm uma atuação imprescindível na manutenção da saúde da nossa pele. Isso porque ajudam a dar firmeza e sustentação aos tecidos, garantindo uma aparência jovial e evitando o envelhecimento precoce.
E o que fazer quando a perda de colágeno e elastina começa a dar sinais? É aqui que entra a blefaroplastia. Vamos entender melhor o papel dessa cirurgia na estética e no bem-estar de uma pessoa? Então boa leitura!
Em que consiste a blefaroplastia?
A blefaroplastia se tornou “queridinha” entre as mulheres acima de 40 anos. Essa cirurgia plástica consiste no tratamento do excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez muscular da região das pálpebras. O objetivo principal desse procedimento é melhorar o aspecto funcional e estético da região, diminuindo a aparência cansada e envelhecida da paciente.
Veja, a blefaroplastia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior ou em ambas — e, em alguns casos, pode ser aplicado botox juntamente com a blefaroplastia para melhorar os resultados estéticos ou realizar um lifting facial, tornando o rosto mais jovem e bonito.
Quando a blefaroplastia é indicada?
Hoje em dia o procedimento está bem difundido. Por isso, é comum que mulheres jovens procurem clínicas de cirurgia plástica em busca da blefaroplastia quando o problema está relacionado a fatores genéticos.
A cirurgia, porém, é normalmente indicada para pessoas acima dos 40 anos. Afinal, é a partir desta idade que os sinais de envelhecimento começam a aparecer. Assim, o procedimento é indicado, principalmente, para remover o excesso de gordura ou pele acumulado nas pálpebras ou embaixo dos olhos.
Como ela é feita?
Para realizar o procedimento de blefaroplastia, o médico delimita o local e em seguida faz cortes nessas áreas delimitadas. Depois, ele retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura novamente a pele.
É importante lembrar que são aplicados steri-strips sobre a sutura, pontos que colam na pele e não causam dor. Além disso, a cicatriz desta cirurgia é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios — ou seja, não fica visível.
A blefaroplastia pode durar entre 40 minutos e 1 hora, sem a necessidade de internação, já que a anestesia utilizada é local.
Mas ela deve ser feita por um cirurgião plástico experiente e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, trata-se de uma região que requer atenção redobrada para garantir a integridade dos olhos.
Por isso, preste muita atenção na hora de escolher o profissional que fará a sua cirurgia. Pesquise sobre sua atuação, experiência e, se possível, fale com pessoas que já fizeram cirurgia com ele. Assim você se sentirá mais segura para o procedimento.
O que pode acontecer após a cirurgia?
Depois do procedimento, é comum que a paciente relate que o rosto ficou inchado, além do aparecimento de manchas roxas e pequenos hematomas. Mas fique tranquila! Tudo isso é normal e vai desaparecer após o oitavo dia da cirurgia.
Também é possível que exista coceira, visão turva e sensibilidade à luz nos primeiros dois dias, mas são sintomas relativamente raros. De toda forma, caso eles se intensifiquem ou durem mais dias que o normal, procure imediatamente o seu médico.
Pré-operatório da blefaroplastia
Como qualquer cirurgia, será necessário que você realize alguns exames que serão solicitados pelo médico cirurgião. Isso porque é imprescindível que ele avalie as suas condições gerais de saúde. Podem ser solicitados, portanto, exames de sangue, de urina, cardiovascular, entre outros.
Certamente o médico também fará uma espécie de entrevista com você para entender o histórico de saúde familiar, além dos eventuais medicamentos que você venha a fazer uso.
Isso é importante porque alguns remédios podem interferir na coagulação e na cicatrização. Além disso, se atente às seguintes orientações para a véspera e o dia da sua cirurgia:
- Não use maquiagem no dia da internação e retire qualquer resquício do dia anterior;
- Leve óculos escuros;
- Faça um jejum de 8 horas;
- Esteja acompanhado de alguém;
- Evite bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos muito gordurosos nas vésperas da cirurgia.
O que esperar do pós-operatório?
É muito importante destacar que você deve seguir à risca todas as orientações repassadas pelo seu médico. Isso porque os cuidados após a cirurgia são fundamentais para um resultado satisfatório.
Veja, nos primeiros três dias da cirurgia, é recomendado o uso de compressas de gelo na região e dormir com travesseiros mais altos. Isso ajudará na diminuição do inchaço e das manchas roxas.
Além disso, para acelerar a recuperação e para que a paciente volte à sua rotina mais rápido, é recomendado realizar fisioterapia dermatofuncional para combater o inchaço e remover os hematomas, desde que indicado pelo médico.
No mais, atente-se para:
- Óculos de sol quando sair de casa;
- Não utilizar maquiagem nos olhos;
- Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem mais escuras;
- Não coçar os olhos;
- Utilizar os medicamentos orientados pelo médico.
Estes e outros cuidados recomendados pelo cirurgião devem ser mantidos por pelo menos 15 dias após a cirurgia. E não se esqueça: compareça a todos os retornos médicos, a fim de garantir que os pontos sejam retirados da forma correta e que os resultados do procedimento sejam como o esperado.
Quando verei os resultados?
Entre o terceiro e o quinto dia da cirurgia, os pontos, que são extremamente finos e internos, serão retirados. Então, como adiantamos acima, passados os três primeiros dias da cirurgia, em que o inchaço e as manchas roxas são mais latentes, os primeiros resultados começam a ser vistos.
Ainda assim, de modo geral, o resultado definitivo poderá ser visto dentro de um mês. Esse período, porém, pode variar de indivíduo para indivíduo, já que as condições de pré-operatório e outros fatores podem ser diferentes de um paciente para outro.
O tempo de maturação da cirurgia, porém, pode chegar a três meses, período em que a cicatriz já estará completamente amadurecida.
Benefícios da blefaroplastia
Pode parecer clichê, mas a verdade é que todo procedimento estético, seja ele cirúrgico ou não, tem impacto direto na autoestima da paciente. Com a blefaroplastia não é diferente. Homens e mulheres que se submetem à cirurgia relatam o quanto passaram a viver e se enxergar de outra forma.
Olhar-se no espelho não é mais uma tarefa penosa, pelo contrário. Além disso, também existem os fatores funcionais que a cirurgia pode corrigir, melhorando a qualidade de vida da pessoa. Veja outros benefícios que a blefaroplastia pode trazer:
Melhora o funcionamento do músculo elevador
O aumento de peso nas pálpebras pode fazer com que sejam causados danos à córnea, portanto, ao realizar a cirurgia, as pálpebras são levantadas, melhorando o funcionamento do músculo elevador e do sistema ocular.
Ajuda na redução do astigmatismo
Já há estudos que mostram que a blefaroplastia apresenta bons resultados na redução do astigmatismo e no campo visual. Por se tratar de um erro refrativo, o procedimento pode minimizar o problema.
Evita a ptose cerebral
A ptose cerebral é uma patologia originada pela queda da pálpebra superior em um ou ambos os olhos, podendo trazer prejuízos à visão. Essa condição também pode impedir a abertura total dos olhos e causar a impressão de “olhar cansado”.
Conclusão
E aí, gostou de saber mais como funciona a cirurgia para rejuvenescer o olhar? Então o que acha de marcar agora mesmo uma consulta em nossa clínica e dar o próximo passo em direção à realização do seu sonho? Nós, da clínica do Dr. Flávio Favano, teremos grande prazer em te receber e sanar as possíveis dúvidas que você possa ter em relação à cirurgia. Clique aqui para saber mais!
Você também pode continuar navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o universo da cirurgia plástica. Por aqui publicamos periodicamente informações exclusivas, dicas e curiosidades em relação a procedimentos estéticos que já se tornaram comuns, principalmente entre as brasileiras.
Curtiu? Então siga com a gente para receber tudo em primeira mão!