A cirurgia para implante de silicone nos seios, também chamada de mamoplastia de aumento, está entre as mais populares do mundo. Para se ter uma ideia, somente no Brasil são feitos cerca de 200 mil procedimentos no ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A crescente busca pelo procedimento tem muito a ver com o avanço das técnicas e tecnologias médicas, que permitem uma cirurgia relativamente tranquila e muito segura.
Além disso, o empoderamento feminino, pauta bastante discutida na atualidade, tem feito com que algumas mulheres se sintam ainda mais livres e encorajadas para buscar opções de tratamento que melhorem sua autoestima e bem-estar. Afinal, para muitas, os seios pequenos influenciam diretamente na relação e aceitação que elas têm com o próprio corpo.
Se você faz parte desse grupo de mulheres que desejam melhorar a aparência aumentando os seios e deixando-os volumosos e bem marcados, este conteúdo foi feito para você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim, você tira suas dúvidas e poderá, finalmente, se preparar para realizar esse sonho. Vamos lá?
Mamoplastia de aumento: primeiros passos
Se você é o tipo de pessoa que prefere estar munida de informações antes de tomar uma decisão, saiba que você está no caminho certo, principalmente se o assunto for cirurgia plástica. Afinal, além de estarem diretamente ligados à segurança e à saúde do corpo, procedimentos invasivos têm grande impacto no visual. Então, qualquer detalhe que não agrade pode trazer grandes frustrações ao paciente.
Por isso é tão importante que você pesquise, estude o assunto e ouça pessoas que também fizeram a cirurgia. Essa troca é fundamental para que você vá entendendo o passo a passo de tudo. Isso porque, o procedimento não acontece somente no dia. Trata-se de um processo composto por ações e situações de antes, durante e depois da cirurgia.
Assim, o primeiro passo para quem deseja colocar silicone nos seios é pesquisar muito sobre o assunto. Essa pesquisa também deve passar pela clínica e o cirurgião que você escolherá para o procedimento.
A reputação da clínica e a experiência do cirurgião são fundamentais para que tudo corra bem. Então, procure saber se a clínica tem uma boa estrutura e se ela dispõe de uma UTI móvel equipada em caso de emergência. Além disso, certifique-se sobre a expertise do médico, considerando os anos de atendimento e a quantidade de cirurgias que ela já realizou.
Entendendo os formatos, perfis e posição das próteses na mamoplastia de aumento
Claro que você deve estar se perguntando: “Como assim existem diferentes formatos, perfis e posições de prótese? E o que isso significa na prática”? Pois é, as próteses de silicone têm formatos, perfis e posições diferentes, que são escolhidos pelo cirurgião conforme avaliação de alguns critérios. Nós vamos te explicar a seguir:
Formatos
Prótese cônica
Antes de falarmos sobre a prótese cônica, é importante que você saiba que ela não é a mais utilizada nas cirurgias de silicone. Esse formato de prótese era indicado há algum tempo para mulheres que tinham o tórax muito estreito.
Isso porque, a prótese cônica tem um formato mais “pontudo” já que concentra o silicone no centro. Além disso, a base dele é mais estreita e a projeção para a frente é maior.
Prótese redonda
A prótese no formato redondo é uma das mais utilizadas e a queridinha da maioria das mulheres. Nela, o silicone é distribuído por igual, preenchendo todos os espaços da mama. O resultado é um seio volumoso, firme e empinado.
Prótese em gota
Como o próprio nome sugere, a prótese em gota, também chamada de anatômica, tem o formato parecido com uma gota de água. Ela tem uma concentração maior de silicone na parte de baixo e é mais estreita em cima.
Ela até se assemelha ao seio de uma mulher, porém não é a mais indicada para cirurgias estéticas porque acrescenta volume somente na parte inferior das mamas, deixando-as desproporcionais.
Esse formato é o mais indicado para mulheres que precisam fazer a reconstrução da mama. Porque nesses casos não se trata de volume, mas substituição do seio pela prótese.
Perfis
Perfil baixo
As próteses de perfil baixo têm o diâmetro da base largo, assim, o silicone é distribuído por igual, ficando baixo e bem arredondado. Por isso, esse perfil não é indicado para quem busca por mamas volumosas com projeção para a frente.
Perfil alto
No perfil alto, o diâmetro da base é menor e a prótese fica mais alta. Ele é ideal para as pacientes que buscam volume.
Perfil médio ou moderado
Esse perfil de prótese é um pouco mais alto que o de perfil baixo, ainda assim não garante uma projeção para a frente. Logo, não é o mais indicado pelos médicos para aumentar os seios.
Perfil super alto
Com base mais estreita e a altura maior, a prótese de perfil super alto tem grande capacidade de projeção, ideal para deixar o colo destacado.
Posição
Subglandular
A posição subglandular, isto é, quando o silicone é colocado debaixo da glândula mamária, é indicada para pacientes que possuem pele espessa e tecido mamário suficiente para cobrir a prótese. Inclusive, a maioria das mamoplastias de aumento são feitas com essa técnica, já que esse tipo de cirurgia é mais simples e a recuperação mais tranquila.
Submuscular
Para mulheres com pouco tecido mamário, o mais indicado é a posição submuscular, quando a prótese é colocada atrás do músculo, junto à parede do tórax. Porém, trata-se de uma técnica menos utilizada, já que a recuperação pode ser um pouco mais delicada.
Como é feita a incisão na mamoplastia de aumento
Agora, nós vamos falar sobre os diferentes tipos de incisões. Afinal, é importante que você saiba como pode ficar a cicatriz depois da mamoplastia de aumento. Vamos lá?
Incisão areolar
Também conhecida como incisão periareolar, esta técnica consiste na inserção da prótese através das aréolas, ou seja, do bico dos seios, por meio de um corte semicircular feito em seu contorno. Esse tipo de incisão faz com que a cicatriz fique muito discreta.
Incisão axilar
Esta é a técnica em que a incisão é feita na dobra das axilas. Também é conhecida como incisão transaxilar. Nesta técnica, não há cicatriz nas mamas, já que o silicone é colocado pelas axilas até chegar na glândula mamária.
Incisão inframamária
A incisão inframamária é a mais utilizada pelos cirurgiões, já que o acesso à região onde a prótese será inserida é muito fácil. Nesta técnica, a prótese é inserida por meio de um corte feito na dobra inferior da mama.
Quais exames serão necessários para fazer a mamoplastia de aumento
Agora, vamos falar sobre os exames que são solicitados pelo cirurgião para saber como anda o seu organismo. Essa avaliação é importante para garantir que a cirurgia não afete a sua saúde devido a algum problema que você já tenha. Então, o médico deverá solicitar:
Hemograma
O hemograma é o exame solicitado pelo cirurgião com foco na análise do sangue do paciente. Trata-se de um exame bastante completo, que mostra as condições gerais do organismo.
Glicemia
O exame de glicemia é solicitado para observar se o paciente apresenta diabetes. Ele também é feito com base na coleta de sangue.
Exame de urina tipo I
O exame de urina é importante para que o médico analise a presença de infecções. Caso seja identificada alguma alteração, é possível tratá-las antes da cirurgia de silicone.
Exame cardíaco
O eletrocardiograma é solicitado para avaliar a saúde do coração.
Exames de imagem
Antes do procedimento, o cirurgião precisa avaliar a saúde das mamas. Portanto, ele pode solicitar exames como ultrassom e mamografia.
Como será o pós-operatório da mamoplastia de aumento
Este é o momento que mais vai depender de você, da sua disciplina e autocuidado. Afinal, um pós-operatório bem cuidado é determinante para o sucesso da mamoplastia de aumento. Veja:
Cuidados para se movimentar
Logo depois de ter alta, a paciente precisa seguir rigorosamente as orientações repassadas pelo médico. Uma delas tem a ver com a movimentação dos braços, que precisa ser reduzida. Isso porque, eles podem esticar a pele da região da cirurgia.
Então, o recomendado é não levantar os braços por até 30 dias. Qualquer movimento mínimo deve ser feito devagar e com muito cuidado.
Cuidados para dormir
Este, sem dúvida, é um dos cuidados mais essenciais no período pós-operatório. Durante 30 dias depois da cirurgia, é imprescindível que você durma de barriga para cima. A dica é colocar uma almofada embaixo dos joelhos e um travesseiro que acomode bem a cabeça.
Sutiã cirúrgico
O sutiã cirúrgico é imprescindível para a recuperação total dos seios. Por isso, ele será seu grande parceiro e aliado durante algum tempo. Mas atente-se a sua funcionalidade, pois ele precisa ser fácil de abrir e de fechar para evitar movimentos bruscos.
Resultado definitivo da mamoplastia de aumento
Os resultados da cirurgia de mamoplastia de aumento vão aparecer de forma gradativa. Os seios devem desinchar completamente dentro de 6 meses. O resultado definitivo, porém, será observado somente após 1 ano da cirurgia.
Curtiu o conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, fique de olho no nosso Blog e em nossa página no Facebook. Periodicamente postamos conteúdos exclusivos e recheados de informação.