Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a cirurgia plástica denominada Mastopexia, certo? Mas você sabe no que consiste esse procedimento? E mais! Em quais situações ele é indicado, o que levar em conta nos períodos pré e pós-operatórios e quais resultados esperar da cirurgia? Você também tem essas dúvidas?
Então, que bom que você veio até aqui, pois está no lugar certo. Nos tópicos a seguir, você vai entender os detalhes que envolvem esse procedimento cirúrgico em todas as suas nuances. Assim, poderá obter informações fidedignas que irão te ajudar a tomar sua decisão de forma consciente e segura. Vamos lá?
O que é a Mastopexia?
A Mastopexia é uma cirurgia plástica realizada nas mamas, também conhecida como lifting da mama. Trata-se de um procedimento indicado para reverter a ptose mamária, ou seja, os seios caídos. Assim, a mastopexia permite reposicionar os seios de uma forma mais alta, eliminando a aparência de seios flácidos.
A cirurgia é feita através de uma incisão, em que o excesso de pele é retirado e a auréola é reposicionada, elevando a mama para a posição original. Dessa forma, os seios são remodelados e ficam com uma aparência mais firme, arredondada e empinada.
Mas você sabe o que de fato é a ptose mamária?
Veja, a ptose mamária é a condição em que os seios sofrem uma queda natural devido ao envelhecimento, perda de peso ou amamentação. Isto é, as mamas ficam caídas, fazendo com que muitas mulheres se sintam desconfortáveis, não apenas pela aparência, mas também pelo aspecto funcional das mamas.
O que leva a paciente a desenvolver ptose mamária
É natural que, com o tempo, os seios alterem o seu aspecto e consistência. Isso acontece devido a diferentes fatores internos e externos. Afinal, desde muito jovem, a mulher passa por mudanças no corpo, como no período da puberdade, por exemplo.
Além disso, não podemos esquecer dos impactos causados pelos hormônios, pelo uso de anticoncepcionais, pela gravidez, amamentação e menopausa. Tudo isso pode fazer com que os seios mudem de aspecto e sofram com a ptose mamária.
O que diferencia a mastopexia das demais cirurgias mamárias?
A mastopexia é a cirurgia realizada para corrigir os seios caídos, ou seja, a flacidez das mamas. Na cirurgia clássica, não são utilizadas próteses de silicone. Porém, nos casos em que os seios são pequenos e se for o desejo da mulher, ela pode conversar com o cirurgião para analisarem juntos a possibilidade de aplicar silicone durante a cirurgia. Esse procedimento chamamos de mastopexia com prótese.
É sempre bom lembrar que: Silicone não levanta seios caídos!
O primeiro mito a respeito dos seios caídos é o de que colocar silicone resolve o problema. Afinal, quando vemos alguém que fez essa cirurgia, ela está sempre com o peito firme, bem preenchido e empinado.
No entanto, o silicone não levanta os seios caídos. O único objetivo da mamoplastia de aumento é trazer volume aos seios, e não levantá-los. A correção da flacidez só tem um caminho: eliminar o excesso de pele.
Inclusive, o silicone pode piorar a aparência dos seios flácidos. Isso porque, uma prótese seria um peso a mais para uma pele já frágil carregar. O resultado é o agravamento da flacidez, e não a sua correção.
Para quem a mastopexia é indicada?
Como adiantamos acima, a cirurgia de mastopexia é indicada para mulheres com ptose mamária, causada por envelhecimento, alteração de peso, gravidez, amamentação ou até mesmo por fatores genéticos.
Existem contraindicações?
A mastopexia não é indicada para mulheres que pretendem ter filhos, pois a cirurgia pode atrapalhar a amamentação. Isso porque, a incisão é feita ao redor da aréola, podendo causar a perda dos ductos da mama (canais responsáveis por conduzir o leite).
Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmicos, ou doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca, devem evitar a cirurgia sob o risco de piorar o quadro da doença.
Como se dá o pré-operatório?
Antes de se submeter à cirurgia de mastopexia, a paciente precisa realizar uma série de exames comuns a qualquer procedimento cirúrgico. Por isso, são necessários exames cardiológicos e hemograma completo. Também são indispensáveis alguns exames mais específicos, como ultrassonografia e mamografia.
Porém, muito antes de realizar os exames, existem outros pontos importantes que você precisa levar em conta. Afinal, todas as suas escolhas podem influenciar no sucesso da sua cirurgia. Veja abaixo ao que se atentar:
- Pesquise tudo sobre a clínica que fará o procedimento
- Pesquise também sobre a experiência e cirurgias já realizadas pelo médico
- Evite fumar, no mínimo, 2 semanas antes da cirurgia.
- Não ingira bebidas alcoólicas 3 dias antes da cirurgia.
- Esteja de jejum absoluto de 8 horas
- No dia da cirurgia, escolha uma roupa fácil de vestir com botões na frente.
- Não se esqueça de levar todos os resultados dos exames.
O mais importante é: se atente às recomendações e siga corretamente todas as orientações que o seu cirurgião passar.
Tipos de cicatrizes
Antes de tudo é importante dizer que: como qualquer procedimento cirúrgico, a mastopexia deixa cicatriz. No entanto, com os cuidados adequados no pós-operatório, ela tende a se tornar imperceptível com o tempo. Veja a seguir os três principais tipos de incisões na Mastopexia.
- Peri aureolar: essa incisão é feita apenas em alguns casos, especialmente quando não é necessário remover muita quantidade de pele;
- Peri aureolar e vertical: essa opção de corte é feita quando a aréola precisa subir, mas não é necessário retirar muita pele;
- T-invertido: essa incisão é usada muito frequentemente em casos em que é necessário retirar uma grande quantidade de pele.
Importante: Dependendo do tipo de mama e do resultado esperado, o tipo de cicatriz pode ser decidido junto com o médico, de forma a obter o melhor resultado estético, tanto da posição da mama, como da cicatriz.
E o pós-operatório, como acontece?
Ao sair da cirurgia, é comum que a paciente sinta um pouco de dor. Por isso, o médico recomenda o uso do sutiã de sustentação, inclusive durante a noite. Além disso, também é indicado:
- Repousar nas primeiras 24 horas, permanecendo deitada de costas e com a cabeça levemente elevada;
- Evitar deitar de lado ou de bruços pelos primeiros 30 dias;
- Até a remoção dos pontos, deve-se evitar mexer os braços e tronco excessivamente, não podendo dirigir ou ir à academia;
- Aguardar cerca de 6 meses para praticar exercícios pesados envolvendo os braços, como a musculação;
- Evitar exposição ao sol pelos primeiros 3 meses.
O que esperar dos resultados, em quanto tempo eles aparecem completamente?
Na mastopexia, os resultados da cirurgia ficam visíveis já nos primeiros meses. Porém, o resultado final é totalmente perceptível até 12 meses após o procedimento.
Mas é importante ressaltar que a cirurgia de mastopexia não reverte o processo natural de envelhecimento. Ou seja, pode haver reincidência de queda com o passar do tempo. Isso também pode ocorrer em casos de grandes perdas de peso e amamentação, sendo indicado realizar um novo procedimento.
As vantagens da mastopexia
Quem decide realizar o procedimento de mastopexia sabe que ele tem uma série de vantagens. Algumas delas contribuem para aumentar a autoestima, como a possibilidade de usar a roupa que quiser, até mesmo sem sutiãs.
Porém, as vantagens vão além disso. Uma mulher com ptose mamária acentuada sabe, por exemplo, que é difícil encontrar sutiãs que sustentam bem as mamas. Além disso, eles costumam pressionar o ombro, causando incômodo e deixando marcas. Isso acaba após a mastopexia.
Os seios caídos também prejudicam a vida sexual. Afinal, muitas mulheres sabem o quanto pode ser constrangedor tirar o sutiã ou mesmo se movimentar à vontade quando existe esse problema. Depois da mastopexia, a mulher desfruta livremente desses momentos de prazer, para sua própria alegria e a de seu parceiro.
Preparada? Chegou a hora!
Agora que você já sabe tudo sobre a Mastopexia, chegou a hora de dar o primeiro passo em direção à realização do seu sonho. Que tal entrar em contato com a nossa clínica e marcar sua consulta para tirar outras dúvidas? Vai ser um prazer atendê-la!
Se quiser saber mais sobre outras cirurgias plásticas? Clique Aqui.
E mais! Em nossa página no Facebook você fica por dentro das últimas novidades sobre a mastopexia. Siga-nos para saber tudo em primeira mão!